É preciso ter lata
![]() |
![]() |
"Monte Crasto: Fortaleza Natural Contra a Fome"
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDOMAR
2570 LATAS
FEIJÃO (PRETO, MANTEIGA, ENCARNADO, BRANCO E FRADE), GRÃO, ATUM E SARDINHAS EM TOMATE
Sobre “Monte crasto: Fortaleza Contra a Fome”: Na procura do conceito formal da escultura concluiu-se que se pretendia um elemento que fosse representativo da cidade de Gondomar. Este teria que ser de igual modo aglutinador de toda a comunidade escolar em várias vertentes, nomeadamente a social e a geográfica. Quisemos que fosse uma referência física intrínseca à cidade e facilmente reconhecível por todos. Surge então a ideia do Monte Crasto, com toda a carga simbólica que acarreta.
“O Monte Crasto situa-se no conselho de Gondomar, mais precisamente em S. Cosme. Constitui uma fortaleza natural, merecendo na íntegra o nome latino de crasto (castelo), pois trata-se de um local elevado, com 194m de altitude e defendido naturalmente por enormes penedos sobre os quais assenta a capelinha de Santo Isidoro, que ostenta uma torre, do alto da qual se desfruta um belo panorama”. (…) “A mais recomendável visita a fazer será a do miradouro do Monte Crasto. A vista que daí se alcança, para a cidade do Porto, é simplesmente admirável”. Do alto do Monte Crasto, avista-se, sem qualquer dificuldade, as cidades do Porto e de Gaia, não sendo escusada uma vista sobre o rio Douro, as suas pontes, e, em dias de tempo claro, o mar.
Procurou-se, então, com esta escultura, obter um mimetismo entre a realidade física e a realidade construída com latas, numa simbiose representativa da sua monumentalidade e volumetria, assim como da nossa vontade.
Instituições/projetos apoiados: Centro Social Paroquial de São Pedro da Cova, Obra ABC (Amici Boni Consilii), Associação de Formação e Apoio Gondomar Social – AFAGOS, ANS - Associação de Apoio ao Deficiente Nuno Silveira, Projeto Abraço na Noite.
https://www.facebook.com/eprecisoterlata?fref=photo